O Galleria Shopping, em Campinas, recebe até o dia 2 de junho a exposição “ARIE Mata de Santa Genebra: Conhecer para conservar”, sobre a Mata de Santa Genebra, maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas. Além de fotos e painéis explicativos sobre a mata, o evento contará com atividades destinadas às crianças, proporcionando, além de diversão e informação, a discussão sobre a necessidade do envolvimento da população em ações de conservação da natureza.

A mostra é parte do projeto “A Mata Vai”, que representa uma das mais importantes estratégias da Fundação José Pedro de Oliveira para que informações sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra sejam levadas a um público que por algum motivo não pode se dirigir a essa área de inquestionável valor ambiental, histórico e cultural.

“A demanda frequente pela realização de exposições e palestras, bem como o envolvimento dos participantes nas atividades, nos levaram à criação da mostra, integrando eventos com a temática ambiental e alimentando o debate sobre a importância das florestas urbanas para a conservação da biodiversidade e promoção da qualidade de vida da população”, afirma Thiago Ferrari, presidente da Fundação.

O gerente geral do Galleria Shopping, Francisco Finocchiaro, comemora a iniciativa e ressalta que esta será a primeira vez que um shopping receberá uma exposição sobre a Mata de Santa Genebra. “Estamos muito felizes em propiciar que nossos clientes saibam mais sobre esse importante patrimônio ambiental de Campinas.”

A exposição contará com cinco painéis que trarão fotos e textos com as seguintes temáticas: “Breve Histórico da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra”, “A importância da Mata de Santa Genebra para a conservação da fauna regional e Apresentação do trabalho realizado pela Fundação José Pedro de Oliveira”, “Apresentação das Características da Mata Atlântica de Interior: A riqueza de aves da Mata de Santa Genebra”, “O borboletário da Mata Santa Genebra; Apresentação dos projetos de Educação Ambiental da Mata de Santa Genebra” e “A riqueza de flora da Mata de Santa Genebra”.

A programação infantil paralela contará com duas atividades principais. A primeira delas é a contação de uma história na qual duas crianças têm como objetivo conhecer a Mata de Santa Genebra. Nesse contexto, irão surgir desafios para elas seguirem, respondendo a algumas perguntas até chegarem à trilha ecológica (segunda atividade). Na trilha, que consiste em um jogo de dados, elas responderão a mais questões, cumprindo 20 casas até finalizarem o caminho, de forma lúdica e educativa. Ao terminarem, farão um divertido passeio final pela exposição.

Além das brincadeiras, que acontecerão nos dias 18, 19, 24 e 25 de maio e 1º de junho, sempre das 14h às 16h30, no dia 24 de maio, quarta-feira, às 18h, os visitantes poderão assistir a um divertido teatro de fantoches, inspirado no livro “O Peixinho Prateado e o Gatão Branco”, de Vera Pereira. Os pequenos conhecerão a aventura de Lelê, que passa a cuidar de Lili (peixinho prateado), mas um Gatão Branco aparece inusitadamente e quer pegar o peixinho. O espetáculo, produzido pelo GRUMALUC, tem músicas inéditas com letras e melodias da autora Vera Pereira, arranjos de Teca Rios e Dalva Torres.

A exposição itinerante poderá ser visitada gratuitamente na praça de eventos do segundo piso do shopping, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.

Sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra - No final do século XIX, a área conhecida hoje como Mata Santa Genebra pertencia à Fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Resende, à época uma fazenda modelo na produção de café. No final de sua vida, por dificuldades financeiras, Barão Geraldo teve sua fazenda leiloada e, já no início no século XX, a área passou a ser administrada por José Pedro de Oliveira. Em 1981, Jandira Pamplona de Oliveira, viúva de José Pedro, doou uma parte da mata ao município de Campinas, com o desejo de que fosse conservada. A Mata foi declarada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) por meio do Decreto Federal nº 91.885, de 5 de novembro de 1985.

Em 1992, o local foi tombado como Patrimônio Natural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC). A gestão da ARIE Mata de Santa Genebra é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira, a Prefeitura de Campinas e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Sob a óptica da ecologia da paisagem, a extrema importância regional da Mata de Santa Genebra revela-se pela sua função de depositária de algumas espécies de animais e plantas – algumas sob risco de extinção no país, como Euterpe edulis palmeira-juçara, Ocotea odorifera canela-sassafrás, Leopardus tigrinus gato-do-mato e Puma concolor onça-parda – e pela contribuição, de maneira decisiva, para a presença dessas em outros fragmentos da região, os quais não seriam capazes de mantê-las por si sós, por serem demasiadamente pequenos.

As características peculiares da Mata de Santa Genebra e a proximidade com importantes instituições de pesquisa e de ensino superior tornaram a Mata de Santa Genebra especialmente atrativa para pesquisas científicas básicas e aplicadas, que atualmente somam pelo menos 300 trabalhos de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de pesquisas de aperfeiçoamento e outras modalidades de produções acadêmicas, e um número indefinido de trabalhos científicos alimentados por dados oriundos dessas pesquisas.
Sobre o Galleria Shopping - Com arquitetura diferenciada e um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas, o Galleria Shopping foi responsável por introduzir no país o conceito de lifestyle, principalmente por seguir o estilo de um open mall. O empreendimento, que pertence à Iguatemi Empresa de Shopping Centers, destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país e apresenta um mix de operações completo formado por lojas especializadas em moda e acessórios, além de opções de gastronomia, serviços, lazer e entretenimento. Adicionalmente, o shopping faz parte de um complexo multiuso e oferece conforto e conveniência