“Filhos costumam parir grandes empreendedoras”. Essa é a frase que simboliza a palestra que Cris Guerra fará em Campinas. O evento será no dia 26 de agosto, às 10h, no Cineflix, no Shopping Galleria Campinas.

A palestra é uma realização do Grupo M.A.E – Maternidade Aliada ao Empreendedorismo, que tem como objetivo criar eventos, palestras, mesas de discussão e networking e workshops que tenham como mote principal o empoderamento familiar e o empreendedorismo materno. “O grupo foi criado para mulheres e mães que não se contentam com o modelo tradicional de trabalho e querem ter mais flexibilidade para serem protagonistas de suas famílias e não precisem terceirizar a educação dos filhos, podendo estar mais tempo com eles, sem abrir mão de trabalhar. Tudo isso a partir de um novo negócio, do empreendedorismo”, comenta Lia Castro, uma das idealizadoras do M.A.E.

Dessa forma, a escolha da palestrante foi unanimidade para lançar o projeto do grupo. Cris Guerra é publicitária e escritora, começou sua trajetória na internet em 2007, escrevendo o blog “Para Francisco”, que virou livro em 2008 e agora está sendo adaptado para o cinema. Empreendedora, ela criou o primeiro blog de looks diários do Brasil, o “Hoje eu vou assim”. Com “editorias de moda da vida real”, começou a trabalhar pelo empoderamento feminino muito antes da expressão se tornar corriqueira, estimulando mulheres de verdade a se amarem como são.

“A Cris é um exemplo de mulher e mãe empreendedora. Ela perdeu o marido quando estava no final da gravidez de Francisco e se viu obrigada a se reinventar. Entre a dor da perda e a vinda do filho, ela empreendeu e criou novas oportunidades, na vida pessoal e na profissional. Não tinha outro nome para lançarmos o Grupo M.A.E em grande estilo. Ela é uma inspiração”, conta Carmem Madrilis Senci, idealizadora do grupo.

Dados:

De acordo com pesquisa realizada pela empresa CATHO, de recrutamento, com 13.161 pessoas, após a chegada dos filhos, as mulheres deixam o mercado de trabalho cinco vezes mais do que os homens. Dessa forma, 28% das mulheres deixaram o emprego após o nascimento dos filhos, enquanto apenas 5% dos homens fizeram o mesmo.

Além disso, os dados mostram que 21% das mulheres levam mais de três anos para retornarem ao mercado de trabalho, enquanto apenas 2% dos homens demoram esse mesmo tempo.

Segundo Lia Castro, “essa pesquisa comprova que existe uma urgência em discutir esse assunto, pois um filho não é responsabilidade apenas da mãe, como o mercado de trabalho ainda hoje pensa. A grande causa é discutir novas formas de licença maternidade e de incorporar a nova mãe no mercado de trabalho, com direitos iguais aos dos homens. Como essa é uma luta de longo prazo, por enquanto, o M.A.E tenta encontrar alternativas para essas mulheres, para que elas consigam abrir os horizontes e não estejam desamparadas profissionalmente quando os filhos nascerem. Acreditamos na força do empreendedorismo materno profissionalizado e atento as tendências de mercado”, conclui.

Serviço – Palestra Cris Guerra:
Data: 26 de agosto
Hora: 10h
Local: Cineflix – Shopping Galleria Campinas
Vendas de convites: www.ceudegiz.com.br