Aliás, os benefícios de saltar de paraquedas vão muito além da fantástica experiência do salto, mas hoje vamos nos focar no importante benefício na luta contra as drogas, respondendo à pergunta: como o paraquedismo auxilia a reabilitação de usuários de drogas?

Liberação de hormônios

Como muitos sabem, o combate ao vício contra as drogas pode utilizar produtos químicos não viciantes para ajudar o organismo a se acostumar e reduzir os sintomas da síndrome de abstinência.

O mais claro exemplo disso são os adesivos de nicotina, um dos recursos utilizados na Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), fornecendo ao paciente uma dose de nicotina, substância viciante e presente no cigarro, porém sem outras substâncias nocivas como o alcatrão e o monóxido de carbono, auxiliando no tratamento e reduzindo as crises de abstinência, cujos sintomas variam entre irritação até a depressão do indivíduo.

Há críticas sobre este tipo de tratamento por utilizar um agente químico no processo, mas o fato é que a redução dos efeitos da abstinência no organismo é um poderoso aliado na reabilitação de usuários de drogas, e é este o efeito que o salto de paraquedas proporciona para o dependente químico, porém, de maneira natural e plenamente recomendada.

E a ideia de Rodrigo César Donatello, paraquedista com mais de 20 anos de experiência, e seu amigo psicólogo em um centro de reabilitação, Ezequiel de Almeida, foi exatamente estimular a liberação de hormônios que dão a sensação de prazer semelhante a provocada pelas drogas, diminuindo os efeitos da abstinência, quando decidiram abrir um festival de paraquedismo para dependentes químicos no Mato Grosso do Sul, em março de 2017.

Efeito natural e várias vezes mais potente

Vários dos efeitos prazerosos e de euforia causados por agentes químicos podem ser alcançados de maneira natural, com a prática de atividades físicas e esportes radicais.

Talvez com esse conhecimento, acesso e incentivo a esses esportes, como o paraquedismo, mais pessoas se tornariam adeptas dessas atividades e deixassem de entrar no perigoso mundo das drogas.

O salto de paraquedas, a quatro mil metros de altura, caindo em uma velocidade de 200 km/h, libera uma descarga de adrenalina, serotonina e endorfinas no organismo que reproduzem as mesmas sensações de prazer e euforia no corpo e na mente, mas em um nível 10 vezes maior do que qualquer droga.

Com isso, os efeitos da abstinência, responsáveis pela pior parte do tratamento de todo usuário de drogas e capaz de lançá-lo em uma profunda depressão, são combatidos mais eficazmente.

"Para poder dissociar o prazer com drogas e o prazer com o esporte, o esporte radical faz isso de uma forma muito interessante porque na hora você sente a sensação, é muito rápido, e para quem está acostumado a receber o prazer imediato, essa resposta é saudável", explicou Ezequiel.

Este é mais um excepcional exemplo de como o paraquedismo pode unir diferentes grupos e idades em busca de algo maior do que uma experiência de salto (que é sensacional), mas também ajudar em causas e em atingir objetivos importantes, como a reabilitação de usuários de drogas.

Em Boituva, o Clube Escola Paraquedismo Boituva tem toda a infraestrutura e os melhores profissionais para quem quer aprender e praticar o paraquedismo, seja para efeito de reabilitação, seja por esporte.