O ator cearense Gero Camilo e o músico pernambucano Antônio Nobrega, que integrou o antológico grupo Quinteto Armorial, estão confirmados para a 4ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá, prevista para os dias 26 a 29 de outubro.

Bem conhecido do grande público,  Gero Camilo participou de mais de quinze filmes nacionais, como "Madame Satã" (Agapito) e "Bicho de Sete Cabeças" (Interno Ceará).

Em sua carreira, atuou nas telonas em diversas adaptações literárias: "Cidade de Deus" (Paraíba), "Abril Despedaçado" (Reginaldo), "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios" (Viktor Laurence) e "Hotel Atlântico" (Sacristão).

Além de ter publicado dez obras com as peças que escreveu, o ator lançou no ano passado um livro de poesia, "Cajita de Monerías" (Editora Edith).

Idade média e sertão

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna estava à caça de um violinista, em 1971, para assumir um posto no grupo Quinteto Armorial - uma das preciosidades da música popular brasileira. A caça terminou quando ele observou Antônio Nobrega, um jovem músico com formação clássica, executando uma obra de Bach.

O movimento Armorial de Suassuna, que abordava gravura, pintura, tapeçaria, cerâmica, escultura, poesia, romance, teatro e música, tinha, ali, um de seus grandes ícones.

Hibridizando o universo da idade média com o sertão profundo e dialogando com elementos da músia erudita e popular, o Quinteto Armorial lançou quatro álbuns antológicos: "Do Romance ao Galope Nordestino" (1974), "Aralume" (1976), "Quinteto Armorial" (1978) e "Sete Flechas" (1980).

Falta confirmar

Os organizadores da Flim estão negociando a vinda de outros autores, como o romancista angolano Mia Couto, que vem sendo cotado há alguns anos para o Prêmio Nobel.

Entre os brasileiros, há conversas para tentar trazer o professor e romancista João Anzanello Carrascoza, autor de "Aquela água toda", contemplado com o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), e o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, que já participou da 2ª edição da Flim e da Semana Literária do Sesc de 2012.

Papo firme

Conforme O Diário publicou com exclusividade em julho, o publicitário e escritor José Roberto Walker e o romancista mineiro Luiz Ruffato já estão confirmados para a Flim.