A pele negra possui muitas vantagens estruturais se comparada à pele clara, porém os cuidados são sempre indicados para manter a cútis bela e saudável. Ainda há muitas dúvidas sobre quais procedimentos estéticos são eficazes e indicados para este fototipo.

Apesar de ser mais resistente aos efeitos do envelhecimento e sofrer menos com a ação dos raios solares, a pele negra é muito sensível às manchas. Estas especificidades podem trazer questionamentos na escolha dos tratamentos.

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional e consultora da HTM Thaís Rodrigues “É importante escolher o procedimento ideal para cada tipo de pele. Atualmente os tratamentos de estética são bastante versáteis e democráticos, com protocolos adaptados para todos os gêneros e fototipos, basta escolher um bom profissional e equipamentos de qualidade”, conclui.

Cada tecnologia possui uma indicação, por isso entenda quais são os mitos e verdades sobre cada método:

Radiofrequência: esta tecnologia é considerada não ablativa, ou seja, não causa danos a pele por não ser invasiva. A pele negra, muitas vezes, pelo alto nível de melanina, tem tendência as hipercromias, manchas hiperpigmentadas como o melasma, por exemplo. Dispositivos de radiofrequência são utilizados com eficácia em pele negra e não causam estas reações adversas. São indicados para o tratamento de várias condições estéticas como rugas e flacidez de pele, bem como no tratamento de afecções como a celulite e gordura localizada. Os equipamentos Límine e Effect são indicados para este tratamento.

Carboxiterapia: este é um método universal e democrático, pois é indicado para todos os tipos de pele. A carboxiterapia é um método invasivo que através de uma pequena agulha realiza a infusão subcutânea do gás carbônico (CO²). Ao injetar o gás, o organismo interpreta a ausência do oxigênio (O²) levando a um aumento da concentração de oxigênio tecidual, estimulando o metabolismo das células e promovendo a melhora da circulação sanguínea. A entrada do gás provoca um processo inflamatório local, que estimula a produção de colágeno e elastina, contribuindo para a melhora do aspecto da pele. O equipamento Pluria é indicado para este tratamento.

Luz Intensa Pulsada: este tratamento é contraindicado para a pele negra. Um dos cuidados para a realização de métodos fototérmicos é de que a pele não esteja bronzeada, ou seja, que haja pouca quantidade de melanina ativa na pele, pois a luz poderá interagir intensamente com o tecido bronzeado. A emissão de luz gerada por equipamentos de IPL tem por afinidade a melanina, e quando se trata de peles negras, é preciso cautela uma vez que a pele e os pelos são escuros, o que dificulta o processo e aumenta o risco de queimaduras. A Luz Intensa Pulsada pode ser usada na epilação, remoção de manchas e rugas, acne, terapia vascular e rejuvenescimento, porém apenas até o fototipo de pele morena.

Ultrassom: o ultrassom de alta potência não apresenta contraindicações pelo fototipo da pele, já que sua atuação se dá nas células de gordura e fibras de colágeno. A associação deste método com as correntes terapêuticas pode trazer bons resultados no tratamento da gordura localizada, celulite, retenção hídrica, flacidez muscular, entre outros. Os equipamentos Vibria e Hibridi são indicados para este tratamento.

Microdermoabrasão: mais conhecido como peeling, este procedimento apresenta uma técnica de esfoliação não invasiva e está dividido em peeling de cristal e diamante. Este procedimento pode ser recomendado para a pele negra, pois auxilia no tratamento da acne, uma afecção muito frequente neste tipo de pele. Devido a maior predominância de glândulas sebáceas no rosto, a pele fica oleosa e contribui com a maior densidade de bactérias causadoras deste mal.

LED/LASER: estas tecnologias atuam nos fotorreceptores, que provocam uma transformação na atividade metabólica da célula, servindo de “combustível” para reações orgânicas. Este é um tratamento não invasivo muito indicado para peles negras, por ser um processo eficaz, não agressivo e sem restrições. É possível realizar protocolos de rejuvenescimento, reparação tecidual, manchas, estrias, entre outros. O equipamento Fluence é indicado para este tratamento.



Website: http://htmeletronica.com.br/