No dia 01 de novembro teve início mais um evento do Natal Luz de Gramado, que fez lotar os hotéis da cidade, assim como os de Canela e cidades próximas. É um espetáculo nacionalmente conhecido, que leva pessoas de todo o Brasil a visitar o evento. Mas, como começou o Natal Luz? Quando aconteceu o primeiro evento? Segue a sua história:

Quando começou a história do Natal Luz de Gramado?

No dia 01 de novembro teve início mais um evento do Natal Luz de Gramado, que fez lotar os hotéis da cidade, assim como os de Canela e cidades próximas. É um espetáculo nacionalmente conhecido, que leva pessoas de todo o Brasil a visitar o evento. Mas, como começou o Natal Luz? Quando aconteceu o primeiro evento? Segue a sua história:

Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem para o local não só no inverno.

Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.

O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: “Enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade?” Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.

Só com as luzes não teria a conotação de evento, então também surgiu a ideia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.

O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.

Em 27 anos o Natal Luz foi sendo aprimorado por moradores, lojistas, município, governo e só quem já visitou Gramado durante o Natal Luz entende a grandiosidade do espetáculo e da grande emoção que sentimos ao estarmos no meio das luzes e das músicas Natalinas, parece um sonho, tudo é perfeito.

A festa Natal Luz atrai milhões de pessoas, anualmente, a Gramado. Este ano, a celebração, iniciada no final de outubro, segue até 14 de janeiro. A abertura oficial aconteceu com apresentação da Orquestra de Gramado. Papai Noel recebeu a chave da cidade e, em 20 dias, o evento vendeu cerca de 60 mil ingressos. A programação deste ano promove algumas novidades.

Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o Natal Luz transforma Gramado em um grande “parque temático do natal”.

Para o “Natal Luz Gramado 2017”, são esperados mais de 2 milhões de visitantes.

Muitas, muitas e muitas luzes espalhadas nas principais ruas do Centro de Gramado, se misturam com outros símbolos natalinos para iluminar as noites do Natal Luz, após o Show de Acendimento das Luzes, 20:30.

Os pórticos de Gramado e pontos turísticos também entram no clima natalino.

Esse ano, a Prefeitura de Gramado promete incentivar uma participação mais ativa dos empresários e moradores para decorar cada “cantinho da cidade” e iluminar a “Cidade Natal Luz”.

Nesta temporada, o espetáculo principal será “Reencontros de Natal”. O show conta a história de uma família que se espalhou pelo mundo e teme perder suas tradições. A apresentação é embalada pelas mais belas canções de Natal. Cantores, músicos e artistas interpretam o repertório com clássicos nacionais e internacionais.

Ao todo, serão 81 dias de duração, com mais de 500 apresentações. A programação tem como destaque quatro grandes espetáculos: “Show de Aquecimento” (gratuito), “Reencontros de Natal”, “O Grande Desfile de Natal” e “Natal pelo Mundo”.

A Vila do Natal, é um local onde o turista pode curtir várias atrações, e um lugar muito especial é a casa do Papai Noel. A vila fica na própria ExpoGramado, lá podemos encontrar enfeites de natal, artesanatos, praça de alimentação e ainda é possível assistir algumas peças de teatros. Esse local é uma ótima dica, pois a entrada é gratuita e o horário é as 16hs

Para maiores informações sobre o Natal Luz, você pode entrar no site do Gramado Receptivo, no endereço: https://gramadoreceptivo.com.br

GRAMADO RECEPTIVO - Agência de Viagens e Turismo

Central de Reservas: Fones: (54) 3421 2300 / 3295 1268

Plantão e WhatsApp: (54) 9107 1264 / 92044066

E-mail: [email protected]

Visite nosso Site: http://www.gramadoreceptivo.com.br

Marcio Demari / Diretor da ANNE / Agência Nacional de notícias Empresariais

Empresa Especializada em distribuição de conteúdos para imprensa nacional e Internacional.

http://www.anne.net.br

Fone: 43-3037-1240

Caixa Postal: 7016 - CEP: 86050-981 / Londrina / Paraná / Brasil