Mais um evento sazonal do calendário se aproxima, o Dia dos Pais, e o comércio está otimista com relação às vendas deste ano. Para a Ebit (órgão que mede a reputação das lojas virtuais através de pesquisas com os consumidores), a previsão é de que haja um aumento nas vendas de até 12% para 2018. Em 2017, o evento já mostrou saldo positivo com um crescimento de 10% em relação à mesma data em 2016, o que representou cerca de R$ 1,94 bilhão de faturamento para o comércio.

Os e-commerces que visam a tirar proveito desse bom momento que o varejo on-line vive precisam ter planejamento para otimização de sites. Táticas fortes envolvendo marketing digital eficiente nas redes sociais e em ferramentas de busca são primordiais para o sucesso de uma empresa.

Importância dos eventos sazonais

A palavra "sazonal" é usada para designar algo temporário, ou seja, que ocorre em determinada época, nesse caso, o Dia dos Pais é um exemplo. A sazonalidade garante o diferencial das datas comemorativas, e é bastante usada para se referir a produtos específicos, que são mais comercializados nessa época do ano, sejam eles bens materiais, ou alimentos, e até mesmo alguns serviços, como festas ou eventos que ocorrem durante dias específicos.

• Marketing sazonal

As lojas físicas e e-commerces devem direcionar o conceito de sazonalidade para ações de marketing, ou seja, quando bem explorada, principalmente no Dia dos Pais, a sazonalidade é uma ótima forma de alavancar as vendas de todo tipo de empreendimento. Nesse quesito, para desempenhar uma campanha de marketing sazonal eficiente, é preciso mais do que listar datas e períodos do ano.

É necessário também trabalhar com as especificidades de cada data, estabelecendo um objetivo e um planejamento detalhado de cada etapa para alcançar o sucesso de forma eficaz. Além do mais, o marketing sazonal é fundamental para que seja possível tirar mais proveito desse tipo de venda realizada ao longo do ano.
Marketing digital para otimização de sites

A estrutura do e-commerce, quando feita da maneira correta, transparece um ambiente digital de qualidade para o cliente, além de contar com condições especiais de compra e outros diferenciais, como descontos, condições de parcelamento do preço final e frete grátis. O setor pode investir também em ações promocionais por meio de campanhas de e-mail marketing e posts nas redes sociais, direcionando o cliente para o site.

Alguns portais também oferecem categorias específicas voltadas para o Dia dos Pais, com produtos que costumam ser os mais procurados nessa época, como perfumes, vestuário, eletrônicos, saúde, moda, beleza e livros.

Foco em erradicar problemas

Existem 5 ações que podem ajudar as vendas de um estabelecimento comercial:
1- Entender a dinâmica do mercado e do público-alvo;
2- Responder às perguntas e solicitações dos consumidores, tanto nas redes sociais da loja quanto no atendimento ao consumidor do site;
3- Cumprir os prazos de entrega estipulados;
4- Ter um site responsivo que seja uma plataforma digital adequada aos três tipos de tela: celulares, tablets ou computadores;
5- Investir em segurança da informação.

Por meio da otimização de sites, é possível tirar o melhor proveito das vendas para o Dia dos Pais. A Consultoria Digital, agência de marketing digital, está presente nesse e em outros momentos da consolidação de uma loja virtual, pois fornece material e conteúdo necessários para alavancar as vendas através das técnicas de SEO e marketing digital.

Navegue pela plataforma para obter mais informações acerca da otimização de sites.



Website: https://www.consultoriadigital.com.br/