Com o propósito de preservar e perpetuar a essência da cultura caipira, com a contação de ‘causos’ e músicas que refletem a relação do homem com a natureza, a Orquestra de Violas e Cultura de Valinhos nasceu em 2005 e atualmente é composta por 24 integrantes, que manejam 21 violas caipira, 1 contrabaixo, 1 flauta, 2 violões e um berrante.

Sob a regência do maestro Robson Furioso, que também sobe ao palco acompanhado de uma viola, a orquestra já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso. Para o show, prepararam um repertório de clássicos como Chalana, Boiadeiro Errante, Estrada da Vida, Eu, a Viola e Deus, Romaria, Cheiro de Relva, Saudades de Minha Terra, Menino da Porteira, Inhambu-Xintã e o Xororó, Chico Mineiro, Tristeza do Jeca, Brasil Caboclo, entre outras.

De acordo com a produtora da orquestra, Patricia Santos, a Viola Caipira é o grande diferencial da Orquestra de Violas de Valinhos, em relação aos demais grupos, tanto pela quantidade de músicos em palco como qualidade musical de suas apresentações, mantendo sempre a tradição de seu repertório exclusivamente com as imortais músicas sertanejas de raiz.

A iniciativa conta com o incentivo do Governo Federal, por intermédio da Lei Rouanet e o patrocínio da CASE IH, empresa que desde 1.842 ajuda os agricultores profissionais a enfrentar os desafios da agricultura moderna, com soluções e serviços líderes no mercado. São 175 de inovação na agricultura mundial. A produção é por conta das empresas Alpha Produções e Renovarte Produções Culturais.

SERVIÇO:
Show Orquestra de Violas
Local: Parque Campolim
Endereço: Av. Antônio Carlos Comitre, s/n.
Data: 11.08.2018 às 18:00
Patrocínio: CASE IH e CNHI CAPITAL
Produção: Alpha Produções e Renovarte Produções Culturais
Parceria: Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura de Sorocaba