Entre tantos antepastos (ou 'servido antes da refeição' na tradução mais literal), a bruschetta é referência inevitável. Fácil e prática, a receita clássica italiana frequenta mesas europeias há séculos - e ganhou o mundo mantendo-se fiel às origens. A palavra "brusquetta" vem do verbo italiano "bruscare", que significa torrar, chamuscar ou algo parecido. Com o passar do tempo e a popularização da receita, outros ingredientes como o alho e o tomate foram incorporados ao antepasto. Italiano de origem, o antepasto era consumido por serviçais, que aproveitavam pães amanhecidos, regavam-os com azeite e, dispondo, acrescentavam azeitonas. O pão original usado para prepará-la é o sourdough, tradicional pão italiano, que é feito com fermento natural, proporcionando-lhe um sabor um pouco ácido, e úmido. O sourdough é um pão crocante, com casca grossa e durabilidade maior.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano. A Brusquetta é nada mais do que um sanduíche aberto, que pode ou não ter recheio. "Nos dias frescos que marcam a passagem do outono para o inverno, quando a produção do azeite de oliva para o ano estiver concluída, é uma prática talvez tão antiga quanto a própria Roma, de onde a Brusquetta se espalhou para o resto da Itália central, e incorporou outros ingredientes...", Marcella Hazan, em Fundamentos da cozinha Italiana Clássica.

(Com informações do Guia da Comida Italiana do site Petit Gastrô)

TRADICIONAL
Ingredientes
, Pão italiano tipo ciabatta
, 200g de tomate italiano picadinho
, 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

, 1 dente de alho triturado
, 1 colher (chá) de orégano
, Azeite
, Sal e pimenta do reino a gosto
, Pitada de açúcar
Preparo
w Corte o pão em fatias, formando rodelas de aproximadamente 1 dedo de espessura. w Regue cada fatia com um fio de azeite dos dois lados. w Leve ao forno pré-aquecido 200° por aproximadamente 5 minutos, apenas para dourar levemente. w Enquanto isso em uma frigideira coloque um fio de azeite frite o dente de alho, adicione o tomate picado, o açúcar e tempere com sal, orégano e pimenta do reino. Desligue o fogo e adicione algumas folhas de manjericão picadas e misture. w Retire as fatias do forno e cubra cada uma com o recheio de tomate. w Salpique folhas de manjericão, regue com azeite e sirva a seguir.

INCREMENTADA
Ingredientes
, 1 Pão francês
, 3 tomates vermelhos picados
, Ricota picota
, Presunto picado
, Mussarela
, Queijo parmesão ralado

, Azeitonas picadas
, Manjericão
, Orégano
, Azeite
, Sal
, dente de alho
Preparo
w Corte fatias de pão, da espessura de 1 dedo. Leve ao forno por 5 minutos, em temperatura média. Quando estiver quase torrado acrescente uma fatia de mussarela do tamanho do pão. w Deixe por mais um minutou ou até o queijo derreter. Enquanto isso, em uma tigela acrescente os tomates, as azeitonas, a ricota e o presunto. Misture. Tempere com sal, manjericão, orégano e regue com azeite. w Retire a assadeira com as fatias de pão do forno e cubra cada uma das fatias com a mistura do tomate. Salpique com parmesão e sirva.

 

VEJA TAMBÉM