A ópera de Jacques Offenbach, com libreto escrito por Jules Barbier, baseada em três contos de E.T.A., será exibida nesta sexta-feira (10), no Shopping Maringá Park, às 21h.

Jacques Offenbach nasceu na Alemanha em 1819. Filho de Isaac Eberst, músico e cantor judeu da sinagoga local de Offenbach-am-Main, perto de Frankfurt, Jacques Offenbach era o sétimo entre os irmãos e tomou lições de violino com seu pai.

Toda a família era musical e nas noites costumavam se reunir para tocar música de câmara. Offenbach descobriu muito cedo que o violoncelo era o seu instrumento favorito, iniciando seus estudos com um professor local.

Começou a compor música com 6 anos e deu o seu primeiro concerto aos 12. Diante do talento do filho, o pai resolveu enviá-lo a Paris a fim de prosseguir seus estudos no prestigioso Conservatório de Música.

Offenbach escreveu muitas canções, mas por um tempo foi capaz de ganhar a vida como solista de violoncelo. Na Inglaterra tocou para a rainha Vitória e o príncipe Albert. A rainha presenteou-o com um valioso anel de diamante. Quando retornou a Paris, tornou-se rico e pôde, finalmente, dedicar-se à composição.

Em 1855, fundou o seu próprio teatro, Les Bouffes-Parisiens (As Óperas Burlescas Parisienses) a fim de que ali fossem executadas suas próprias obras. Trabalha, então,  com os libretistas Henri Meilhac e Ludovic Halévy. Produz "Os Dois Cegos". Em dezembro, muda de sede para um novo teatro, continuando a construir sua reputação de compositor e produtor artístico.

Os Contos de Hoffmann
Quando 10/11 (sexta), às 21h
Onde Shopping Maringá Park- Av. São Paulo, 1099

 

Reprodução
O compositor e violoncelista francês Jacques Offenbach