A exemplo dos vinhos brasileiros, o Uruguai é um país ainda a ser descoberto. País pequeno, mas muito charmoso, cidade arborizada, campos extensos, praias limpas e um clima muito agradável. A economia é estável e o Produto Interno Bruto está entre os maiores da América Latina. O índice de pobreza é muito baixo em comparação aos outros países da América Latina. A taxa de analfabetismo não chega a 2% e o número de pessoas que vivem nas ruas é de 0,5%. Na culinária, se destaca pelas carnes e pelos vinhos. A variedade tannat referenda os grandes rótulos produzidos pelo país. Abaixo, algumas receitas clássicas do país:

ALFAJOR
Ingredientes
, 250gr de farinha de trigo
, 150gr de manteiga
, ½ xícara (chá) de açúcar
, 6 gemas
, 1 colher (sopa) de fermento em pó
, ½ xícara (chá) de amido de milho
, Canela em pó a gosto
Preparo
w Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes acrescentando aos poucos o amido de milho.
w Quando obter uma massa homogênea, transfira para uma superfície lisa e abra na espessura de meio centímetro.
w Usando um molde de 5cm de diâmetro, corte as bolachas e leve ao forno médio, preaquecido, até dourar. Deixe resfriar um pouco.
w Passe doce de leite em uma bolacha, feche com outra e cubra com chocolate derretido. Repita a operação até terminarem as bolachas.

EMPANADA
Ingredientes
Massa
, 350gr de farinha de trigo
, 1 colher (sopa) de fermento em pó
, 100ml de leite
, 1 pitada de açúcar
, 125gr de batata cozida e amassada
, 30ml de óleo

, 1 ovo para pincelar
, Sal a gosto

Recheio
, 300gr de frango desfiado
, ½ cebola picada
, 1 dente de alho picado
, 1 tomate sem semente picado
, Azeite para refogar
Preparo
Massa: w Em uma tigela, coloque o fermento e um pouco de açúcar. Sove até o fermento dissolver. Adicione 1/3 da farinha de trigo, o leite e misture bem. Feche a tigela com filme plástico e deixe descansar por 30 min. w Junte o restante da farinha, a batata, o óleo, o sal e sove a massa durante 20 min até desprender da mão. Deixe a massa descansar por mais 10 min. w Recheio: Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Quando dourar, acrescente o frango e o tomate. Cozinhe em fogo baio por uns 10min. Reserve.
Montagem: w Abra a massa em uma superfície lisa usando um rolo de cozinha. Com um molde, faça cortes redondos e coloque uma porção de recheio no centro. Junte as extremidades obtendo o formato de meia lua. Feche bem e deixe descansar até dobrar de tamanho. w Acomode as empanas numa forma untada e enfarinhada, pincele com o ovo batido, e leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

BUSECA
Ingredientes
, 500gr de dobradinha em tiras
, 300gr de bacon em cubos
, 1 pé de porco fresco picado
, 300gr de linguiça fatiada
, 200gr de grão de bico
, 200gr de feijão branco
, 2 cenouras cortadas em rodelas
, 500gr de batatas em cubos
, 200gr de couve de bruxelas
, 1 cebola grande picada
, 1 pimentão picado
, 1 pitada de noz-moscada
Preparo
w Cozinhe a dobradinha, o pé de porco e os grãos antecipadamente, com sal e pimenta-do-reino a gosto. Retire os ossinhos de pé do porco. Separe o caldo dos ingredientes e reserve ambos. w Frite a linguiça e reserve. Numa panela grande, frite o bacon. Junte a cebola e o pimentão para refogar. Adicione a linguiça e refogue mais um pouco. w Acrescente a dobradinha e a noz moscada. Lentamente, adicione o caldo do cozimento. w Junte as cenouras e cozinhe por 10 minutos. Acrescente as batatas e, por último, o feijão e o grão de bico. Deixe cozinhando em fogo baixo. Quando tirar do fogo, coloque as couves por cima e deixe descansar.

BIFE PARRILLERO
Ingredientes
, 500gr de contrafilé em fatias
, ½ lt de vinho tinto seco
, 1 dose de conhaque
, 2 colheres (sopa) de amido de milho
, 150ml de molho shoyu
, Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
w Grelhe os contrafilés temperados com sal por uns 15min.
w Enquanto isso misture o vinho com o conhaque e leve ao fogo para ferver por 15min. w Dissolva o amido de milho no molho shoyo e junte ao vinho com uma pitada de pimenta-do-reino. Cozinhe por mais 1 min em fogo baixo mexendo sem parar. w Sirva o contrafilé regado com o molho.

 

VEJA TAMBÉM