Tânia Uda consegue se lembrar quase de tudo. O cheiro da geladeira entreaberta, as vozes de clientes perguntando "qual é o preço da tilápia?", o avô concentrado nos cálculos das tainhas, o avô distribuindo sorrisos, o avô entregando, por cima do balcão, as sacolas cheias de peixes embalados em páginas de jornais. Algumas pessoas têm memória de elefante. Aos 43 anos, Tânia tem a memória repleta de peixes.

No final dos anos setenta, a peixaria do avô ficava na Avenida Mauá, a poucos metros da antiga Ceasa, onde hoje está localizado o shopping Avenida Center. Depois de tocar o negócio adiante por mais de uma década, o avô adoeceu e a família de Tânia resolveu fechar a peixaria e investir em outras áreas. Desde então, não se falou mais em peixes.

Coube a Tânia, recentemente, aproximar a família, novamente, daquela geladeira entreaberta, das vozes de clientes perguntando "qual é o preço da tilápia?", dos cálculos das tainhas, das sacolas cheias de peixes. "O destino da vida é surpreendente, né?", ela comenta.

Há dois meses, ela oferece uma boa variedade de produtos em sua Casa do Peixe, na Zona 4. Bacalhau, tainha, camarões, pescada-amarela, piapara, salmão, entre outros, para o cliente preparar em casa.

"Quando chega alguém aqui, gosto de oferecer coisas diferentes, como o filé de pirarucu. Não é algo que o maringaense tem hábito de comer, mas quem prova uma vez sempre volta para comprar mais. O pirarucu, em lombo ou filé, é muito saboroso. A textura lembra a do bacalhau, com a diferença que não é salgado ", descreve.

Outra mudança que Tânia vem sugerindo aos maringaenses é a troca da piapara pelo tambaqui, oferecido em quatro cortes diferentes. "É um peixe ótimo para ser recheado com vinagrete ou, então, só assado. Vendo ele em várias opções, desde o formato ideal para o aperitivo ao espalmado, que as pessoas costumam usar para rechear. Diferentemente da piapara, o tambaqui não tem muitas espinhas. E também é muito saboroso", comenta.

Aos fãs do salmão, ela sugere a pescada amarela, que vem direto da Argentina. "Praticamente o mesmo sabor do salmão, mas sem os espinhos e mais suave", indica.

Do balcão, Tânia ainda pode detalhar o modo de preparo e passar dicas de temperos diferentes. É só anotar e correr para o forno de casa.

Prato
  • Peixes / Frutos do Mar
Serviços
Formas de pagamento
  • Visa
  • Visa Electron
  • Master Card
  • Maestro
  • Amex
  • Diners
Endereço e contato
  • Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 839, Zona 04, Fone: (44)3030-0100
  • Facebook
  • Site